UMDI - Medicina Diagnóstica

Central de Atendimento ao Cliente: (11) 4798-9999

Relação de Exames

Nesta página você encontra e conhece todos os exames que a UMDI - Medicina Diagnóstica realiza. Clique no exame para obter os detalhes.

Agulhamento de Mama

Descrição não encontrada.

Exame disponível na seguinte unidade:

Unidade 1 – Barão

Artro e Angio Ressonância

Descrição não encontrada.

Exame disponível na seguinte unidade:

Unidade 2 – Praça

Densitometria Óssea

A Densitometria Óssea constitui-se em um método por imagem mais moderno, acurado e inócuo para se medir a massa óssea (conteúdo mineral do esqueleto humano). A importância deste método é no diagnóstico precoce da osteoporose e sua relação com o risco de fratura, principalmente no colo do fêmur. Este exame deve ser indicado principalmente para mulher na menopausa, ou se houver outro fator de risco como histórico familiar de osteoporose, pessoas com dificuldade para ingerir cálcio, pessoas que sofreram cirurgia do estômago ou foram submetidas a tratamentos prolongados com cortizona, pessoas que sofreram fraturas por baixo trauma, uso prolongado de algumas medicações que estão relacionadas à perda de massa muscular, como anticonvulsivantes, tabagismo e alcoolismo. Na UMDI é possível realizar, por Densitometria, a medição completa e real da taxa da gordura do corpo humano.

Exame disponível nas seguintes unidades:

Unidade 1 – Barão

Unidade 3 - Suzano

Densitometria Óssea de Corpo total e para Composição Corporal

Descrição não encontrada.

Exame disponível nas seguintes unidades:

Unidade 1 – Barão

Unidade 4 - Itaquá

Doppler Color

Descrição não encontrada.

Exame disponível nas seguintes unidades:

Unidade 1 – Barão

Unidade 3 - Suzano

Unidade 4 - Itaquá

Eletroneuromiografia

É o método de estudo usado para diagnosticar lesões do sistema nervoso periférico. É indicado para doenças que afetem o neurônio motor inferior, as raízes motoras, os plexos nervosos, o nervo periférico, a junção neuromuscular e os músculos.
O exame é realizado em duas partes: Estudo da condução nervosa sensitiva e motora com o uso de corrente elétrica suportável pelo paciente e estudo da atividade muscular com o uso de agulha descartável para verificar patologias que afetem a medula espinhal, as raízes nervosas, a fibra muscular e problemas dos nervos periféricos identificados na primeira parte do exame.
Em algumas situações, o exame pode causar algum desconforto, especialmente em pacientes tensos ou com intolerância a estimulo elétrico ou medo de agulhas.

Exame disponível nas seguintes unidades:

Unidade 2 – Praça

Unidade 3 - Suzano

Histerossalpingografia

Descrição não encontrada.

Exame disponível na seguinte unidade:

Unidade 1 – Barão

Mamografia Digital

A Mamografia Digital da UMDI aparece como um importante avanço para a região do Alto Tietê, permitindo exames de altíssima qualidade, melhor definição da imagem, além de possibilitar a segunda leitura computadorizada, através da ferramenta Acad, o que aumenta a sensibilidade diagnóstica e o arquivamento digital das imagens, contribuindo sobremaneira na comparação com exames anteriores.

Durante a realização da Mamografia, é provável que o paciente sinta algum desconforto durante a compressão da mama. Porém, é importante ressaltar que esta compressão é imprescindível para a qualidade das imagens, o que permitirá o seu diagnóstico.

O exame é rápido, sendo a melhor opção para o rastreamento do câncer de mama.

Exame disponível nas seguintes unidades:

Unidade 1 – Barão

Unidade 3 - Suzano

Unidade 4 - Itaquá

Perfil Biofísico Fetal; Morfológico; Gemelar

Descrição não encontrada.

Exame disponível nas seguintes unidades:

Unidade 1 – Barão

Unidade 3 - Suzano

Punção / Biópsia Guiada por Tomografia

Descrição não encontrada.

Exame disponível na seguinte unidade:

Unidade 2 – Praça

Punção / Biópsia Guiada por Ultrassom

Descrição não encontrada.

Exame disponível na seguinte unidade:

Unidade 1 – Barão

Raios-X Digital

A Radiologia Digital na UMDI possibilita múltiplas impressões a partir de uma única imagem obtida, permitindo a análise e um diagnóstico mais rápido e preciso dos resultados e diminuindo a exposição do paciente à radiação. Ao contrário da radiologia convencional, esta tecnologia oferece um recurso de coleta de imagens de Raios-X com uma leitura direta que proporciona mais eficiência operacional, melhoria e agilidade no fluxo de laudos, que pode ser rapidamente comparados com estudos anteriores e na qualidade das imagens pela possibilidade de pós processamento. As imagens e laudos podem ser fornecidas aos médicos solicitantes e aos pacientes em CD auto executável.

Exame disponível nas seguintes unidades:

Unidade 1 – Barão

Unidade 3 - Suzano

Ressonância Magnética de Alto Campo (3 tesla)

A ressonância magnética de 3 Tesla tem um campo magnético alto proporcionando maior resolução e maior detalhe, logo, lesões cada vez menores serão identificadas. Graças ao emprego de novas tecnologias, esse equipamento oferece maior conforto ao paciente, melhor qualidade de imagem e maior segurança no diagnóstico.

O alto campo magnético do equipamento de 3 Tesla auxilia o estudo dos vasos cerebrais, das artérias carótidas e vertebrais, possibilitando o diagnóstico de possíveis aneurismas cerebrais e outras alterações das artérias da cabeça e do pescoço e também dos demais segmentos do corpo humano. Esse novo aparelho dotado de mesa móvel e bobinas dedicadas tem permitido que se faça uma estudo arteriográfico de alta qualidade englobando desde a aorta torácica até as artérias tibiais em apenas um exame.
A utilização de campos magnéticos cada vez mais altos está proporcionando grandes conquistas, em diversos setores do diagnóstico por imagem, como as provas funcionais em neurorradiologia, no setor de osteoarticular, no estudo dos vasos sanguíneos etc. Em neuro imagem, podemos citar a tractografia por tensor de difusão, espectroscopia e Bold, possibilitando também a avaliação da variação dos níveis de oxigênio da hemoglobina venosa. Ainda em neurologia, a confiabilidade do diagnóstico em pacientes epilépticos aumentou significativamente, pois as imagens obtidas dos hipocampos são de alta resolução.

O aparelho permite avaliação da próstata sem a necessidade da utilização de coil endoretal. A utilização da ressonância magnética de 3T permite localizar a área suspeita, com o objetivo de direcionar uma nova biópsia.
Outra funcionalidade da ressonância de 3 Tesla, são os exames cardíacos, onde fornecem dados hemodinâmicos da função cardíaca como a fração de ejeção, volumes sistólico, diastólico, massa de miocárido, focos de fibrose com resolução espacial superior à da cintilografia, permitindo o diagnóstico diferencial entre doenças de depósito, degenerativas, infiltrativas e isquêmicas, ou seja, a ressonância cardíaca tem ocupado um espaço crescente no arsenal diagnóstico em cardiologia expandindo as fronteiras do diagnóstico por imagem e do radiologista.

A Ressonância de mama possui como principal característica a altíssima sensibilidade na detecção de pequenos focos de tumor, sejam eles nódulos ou microcalcificações. A RM detecta o câncer de mama precocemente em pacientes de alto risco; quando as mamas são muito densas, a mamografia tem sensibilidade reduzida, neste caso, a RM pode ser utilizada como método de rastreamento complementar; outra função é a avaliação da integridade intra e extra capsulares em próteses mamárias; a RM pode ser utilizada em casos de dúvidas ou discordâncias de achados da mamografia e ultrassom. Uma das principais indicações é a avaliação completa e detalhada de lesões malignas já diagnosticadas pelo ultrassom e pela mamografia, é tridimensional permitindo a exata dimensão do tumor e pode ser útil na avaliação da invasão de estruturas da parede torácica. A identificação precisa das lesões pela RM pode mudar o planejamento cirúrgico, evitando a realização de biópsias cirúrgicas desnecessárias.

A ressonância magnética de 3 Tesla da UMDI – Medicina Diagnóstica, suporta até 250kg e possui o maior diâmetro do mercado que é de 70cm. Com ela realizaremos novos métodos de diagnósticos como:

• Ressonância de próstata;
• Ressonância de mamas;
• Ressonâncias cardíacas com estudo de viabilidades;
• Estudo do manto cortical para epilepsia;
• Ressonância de coluna total;
• Angio ressonância de corpo total;
• Ressonância de membros superiores;
• Ressonância de membros inferiores;
• Avaliar e quantificar esteatoses;
• Espectroscopia de mamas para avaliar a quimioterapia pré e pós tratamento, quimioterapia neo advante para visualizar se o tratamento quimioterápico está sendo efetivo;
• Espectroscopia de prótons;
• Espectroscopia de crânio;
• Espectroscopia de próstata;
• Espectroscopia de adrenais;
• Espectroscopia hepática;
• Avaliar e quantificar o ferro hepático;
• Avaliação do fígado para hepatocarcinoma, pré e pós quimioembolização para avaliação de resposta de tratamento;
• Avaliação de resposta a quimioterapia por qualquer tumor dentro do abdômen;
• Avaliação dinâmica do assoalho pélvico para cistocele, retrocele, para qualquer distopia de intestino ou de útero ou de vagina ou de bexiga;
• Perfusão;
• Tractografia;
• Biópsias guiadas por ressonância;
• Biópsia a vácuo, ou seja, mamotomia guiada por ressonância de mamas;
• Bobina de extremidades para avaliação de pequenas estruturas;
• Grande resolução em exames de patela, ligamentos e meniscos, e para estudos de condromalácias.

Exame disponível na seguinte unidade:

Unidade 2 – Praça

Ressonância Magnética de Campo Aberto

A Ressonância Magnética (RM) de Campo Aberto aparece após vários anos de desenvolvimento tecnológico como um avanço no que diz respeito ao conforto do paciente. Esta nova tecnologia fornece ao médico radiologista as ferramentas necessárias para realizar um exame de alta qualidade, chegando a diagnósticos muito precisos e auxiliando sobremaneira outros especialistas que necessitam deste exame para melhor cuidar de seus pacientes.

A RM é hoje o método de escolha para estudo das doenças relacionadas ao sistema nervoso, principalmente crânio e coluna vertebral, alterações músculo esqueléticas, com destaque para todas as articulações do corpo (joelho, punho, ombro, quadril, ATM, etc), além de ter papel decisivo nos estudos das áreas do sistema digestivo e gênito urinário.

Exame disponível nas seguintes unidades:

Unidade 2 – Praça

Unidade 3 - Suzano

Unidade 4 - Itaquá

Tomografia Computadorizada Multislice

A Tomografia Computadorizada (TC) Multislice da UMDI oferece benefícios clínicos para qualquer tipo de exame devido à melhor resolução de imagem, o que significa ver estruturas menores com maior precisão, velocidade na execução do exame e cobertura de volume. Com este equipamento algumas ferramentas diagnósticas estão disponíveis, dentre elas: Perfusão Cerebral: juntamente com o estudo da difusão pela RM em segundos podem quantificar e qualificar os infartos cerebrais, determinando a idade do enfarte e também a possibilidade de reversão através do procedimento de trombolise. Outro importante destaque é a nova ferramenta de Colonoscopia Virtual por TC ou RM, possibilitando o estudo da mucosa intestinal de maneira não invasiva. Além disso, temos o Pulmo CT: O Parênquima Pulmonar é estudado em qualquer plano; o Dental Scan: para avaliação e qualificação do maxilar superior e mandíbula, essencial nos implantes dentários; a Scanometria Digital: com maior precisão nas medidas dos membros inferiores e a Angiografia: com alta qualidade das imagens por RM ou TC.

Exame disponível nas seguintes unidades:

Unidade 2 – Praça

Unidade 4 - Itaquá

Ultrassonografia

A Ultrassonografia é um método diagnóstico confiável, moderno e de baixo custo. Praticamente pode se realizar esse tipo de exame em qualquer parte do corpo. A aplicação deste método tem tido um avanço diagnóstico muito importante nos últimos anos com aplicações em todas as áreas da medicina. A UMDI tem grande preocupação com a qualidade dos seus exames, por isso investe constantemente em tecnologia, utilizando aparelhos de ultima geração e também na formação de seus médicos com cursos e congressos. Além disso, realizamos exames em 4D, ou seja, 3D em tempo real. Onde na maioria das vezes pode-se ter uma imagem tridimensional de qualidade do feto, temos a nítida impressão de que o feto está em nossa frente parecendo palpável.

Exame disponível nas seguintes unidades:

Unidade 1 – Barão

Unidade 2 – Praça

Unidade 3 - Suzano

Unidade 4 - Itaquá

Pré-agende o seu exame agora mesmo!