UMDI - Medicina Diagnóstica

Central de Atendimento ao Cliente: (11) 4798-9999

Escolha o assunto desejado e confira as dicas e esclarecimentos fornecidos pela UMDI - Medicina Diagnóstica

Algumas dúvidas | Assunto: Exames

É necessário o uso de roupa especial para a realização dos exames?

Dependendo do exame é importante que as roupas não possuam peças em metal, como zíper, botões, entre outros. Caso seja necessário será fornecido pela UMDI - Medicina Diagnóstica uma roupa própria para a realização do exame.

ELETRONEUROMIOGRAMA

Como é feito o exame de Eletroneuromiografia?
O exame é realizado em duas partes
Estudo da condução nervosa e motora com o uso de corrente elétrica suportável pelo paciente e estudo da atividade muscular com o uso de agulha descartável para verificar patologias.

O exame é dolorido?
Em algumas situações, o exame pode causar algum desconforto, especialmente em pacientes tensos ou com intolerância a estimulo elétrico ou medo de agulhas.

É necessário algum preparo para a realização do exame?
Em dias frios, comparecer ao exame com as extremidades agasalhadas.
Não usar cremes, óleos ou hidratantes no dia do exame. Recomenda-se a suspensão de medicação anticolinesterásica (Mestinon) desde que autorizado pelo médico assistente, 24 horas antes do exame.

MAMOGRAFIA

Como é realizado o exame?
O exame é uma radiografia que se faz comprimindo as mamas. A paciente deve relaxar e descansar o braço sobre o aparelho, a musculatura do peito e ombro ficará solta, assim conseguimos posicionar a mama no aparelho de maneira adequada.

O exame é dolorido?
É desconfortável, pois é necessário comprimir, apertar a mama para conseguir uma boa imagem, mas é muito rápido, são apenas 05 segundos de compressão máxima, que é o limite da mama, não se aperta mais do que é suportável, assim que o aparelho emite os raios x, o aparelho libera imediatamente a mama.

Por que é necessária a compressão das mamas?
Para diminuir a espessura da área a ser estudada, diminuir a radiação e ter uma excelente imagem, que é fundamental para o rastreamento dos sinais iniciais de câncer, que é o objetivo do exame.

Qual o tempo médio de duração do exame?
A compressão é rápida, cerca de 10 segundos para cada mama, são duas radiografias por mama, a paciente deve ficar cerca de 10 min na sala de exame.

Silicone nas mamas interfere na realização e/ou no resultado do exame?
Não

É necessário algum preparo para a realização do exame?
Não se deve fazer uso de talco, cremes, desodorantes e similares antes da realização do exame.
Também é preciso ter o cuidado de marcar o exame após o período menstrual, nunca antes. Se estiver próximo de menstruar não faça, pois as mamas ficam inchadas, mais sensíveis e doloridas o que causará maior desconforto na hora de realizar o exame.

O jejum é absoluto ou posso beber água?

Quando o jejum é absoluto não se deve nem mesmo beber água, mas o jejum pode variar conforme o tipo de exame a ser realizado.

O que é contraste?

O contraste é uma substância utilizada em exames de Diagnóstico por Imagem para tornar possível uma análise detalhada das regiões do organismo de interesse do médico solicitante. A forma de administração do contraste pode variar conforme o exame solicitado e a região de interesse, sendo analisado por médicos se há necessidade da utilização ou não dos meios de contraste.

Outra pessoa pode retirar os resultados do exame em meu lugar?

Sim, basta apresentar o protocolo para a retirada do exame ou a data de nascimento do paciente.

Por que é necessário apresentar resultados anteriores de exames de imagens?

Os exames anteriores são utilizados pelo médico radiologista para comparação com os atuais resultados, podem assim gerar um laudo mais completo.

ULTRASSOM - Como é realizado o exame?

É aplicada uma pequena quantidade de gel sobre a pele e o transdutor é movimentado lentamente ao longo da superfície da pele aplicando-se uma leve compressão constante. Conforme o exame, o transdutor pode ser introduzido nas cavidades internas, permitindo a tomada dos ovários e útero ou vesícula seminal ou próstata.

ULTRASSOM - Em quais partes do corpo pode ser realizado o exame?

O ULTRASSOM pode ser aplicado em exames neonatais e pediatria, do abdômen, pélvico ginecológico, função renal, tireóide, urologia, mama, obstétrica, cérebro vascular, músculo esquelética, entre outros.

ULTRASSOM - O exame é dolorido?

É sentida apenas uma leve pressão do transdutor.

ULTRASSOM - • Pode realizar ultrassom transvaginal menstruada?

Deve ser realizado preferencialmente fora do período menstrual, a menos que haja uma solicitação médica para avaliação nesse período.